Mulheres Vítimas de Violência Doméstica

"Todos podemos ser vítimas de violência doméstica."
Para a APAV o Crime de Violência Doméstica deve abranger todos os atos que sejam crime e que sejam praticados neste âmbito.
* todas as últimas sextas feiras de cada mês
das 17h ás 18h há uma aula especial gratuita, só para mulheres.
 
 

Qualquer ação ou omissão de natureza criminal, entre pessoas que residam no mesmo espaço doméstico ou, não residindo, sejam ex-cônjuges, ex-companheiro/a, ex-namorado/a, progenitor de descendente comum, ascendente ou descendente, e que inflija sofrimentos:

 

Físicos

Sexuais

Psicológicos

Económicos

Partindo deste conceito podemos ainda distinguir a Violência Doméstica entre:

 

violência doméstica em sentido estrito (os atos criminais enquadráveis no art. 152º: maus tratos físicos; maus tratos psíquicos; ameaça; coação; injúrias; difamação e crimes sexuais)

 

violência doméstica em sentido lato que inclui outros crimes em contacto doméstico [violação de domicílio ou perturbação da vida privada; devassa da vida privada (imagens; conversas telefónicas; emails; revelar segredos e factos privados; etc. violação de correspondência ou de telecomunicações; violência sexual; subtração de menor; violação da obrigação de alimentos; homicídio: tentado/consumado; dano; furto e roubo)]

 

Até Julho de 2014 já foram 23 as vitimas mortais de violência domestica, este numero já ultrapassa todo as vitimas de 2013.

 

A Bukan Krav Maga Original tem um programa especial para estas Mulheres, virado para a sua proteção no imediato. Não acreditamos na violência, mas acreditamos que estas mulheres têm o direito a defender-se. Analisando os números algo não está bem. Os meio usados pelas Instituições não estão a chegar para salvar todas as vidas. O grande “Boom” do Krav Maga no Mundo deveu-se a um filme onde a temática era exatamente a violência domestica o filme chamava-se “Enough” Basta em Português e a interprete Jenifer Lopez foi aprender Krav Maga para se defender do marido agressor.

Bem sei que a vida das pessoas não são um filme, mas eu e o meu Mestre já treinamos algumas mulheres que tiveram a coragem de vir treinar e obtiveram o resultado esperado.

É por isso que sei que posso, como já fiz no passado, fazer a diferença.

© 2014 by Pedro Costa

Acompanhe-nos!

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
  • YouTube Clean
  • Google+ - White Circle
LOKHEM Krav Maga Original